Tipos de protagonistas
Protagonistas são os responsáveis por fazer a história avançar. Mas eles podem exercer seu protagonismo de diferentes formas.
Separei aqui neste e-mail alguns tipos de protagonistas, e acredito que pensar em como o seu personagem principal vai agir ou reagir aos acontecimentos da sua trama, vai abrir algumas possibilidades de ideias.
Então vamos começar pelos protagonistas que carregam a trama.
PROTAGONISTAS QUE CARREGAM A HISTÓRIA
Nesse tipo de narrativa, só tem história por causa deles. Tudo que eles fazem influencia no desenvolvimento da trama. Seja positivamente, ou negativamente. Independentemente se é um personagem egocêntrico, egoísta, ou tímido, são as ações deles que fazem a história avançar e tudo depende que ele faça algo.
Tem histórias que os protagonistas parecem apenas reagir a tudo que acontece, mas não seria o caso aqui com este tipo de protagonista.
Alguns exemplos desse tipo de protagonista:
Tony Stark
Aqui me refiro aos filmes do Homem de Ferro, não em Os Vingadores. Toda a trama é baseada nas suas ações, e tudo que ele faz, ajuda no desenvolvimento da trama.
Indiana Jones
Sem ele para desvendar os segredos que ficaram escondidos por século, nada aconteceria. Parece que relíquias muito antigas estavam esperando ele chegar para serem descobertas, como se ninguém mais fosse capaz de desvendar os segredos.
Mulan
Nesse caso, os conflitos seguiriam, mesmo sem a presença dela. Mas ela tem impacto direto no direcionamento da história. Ela conduz a trama, e influencia diretamente as ações dos outros personagens.
PROTAGONISTAS QUE DIVIDEM A IMPORTÂNCIA NA HISTÓRIA
Esse tipo de protagonista divide sua relevância, ou seja, mesmo sendo peças fundamentais e geralmente mais importante, não fazem tudo, não resolvem todos os conflitos, e nem tudo é sobre eles.
É muito comum em séries com muitos personagens. Cada um com sua importância, fazendo a trama girar.
Exemplos desse tipo de personagem:
Harry Potter
No final ele nem era exatamente o escolhido, ou não apenas ele... Na verdade, até hoje não entendi muito bem. Mas ele não é o único importante, ou relevante. Outros personagens têm muito peso no desenvolvimento da trama.
Naruto
O anime tem uma quantidade gigantesca de personagens interessantes e relevantes. O Naruto é claramente o protagonista, e tem seus momentos de brilho. Não é o único importante, ou relevante, e nem tudo é sobre ele. Mas quando ele participa do conflito, ele atua e impacta na trama, reforçando seu papel de protagonista.
DUPLO PROTAGONISMO OU CO-PROTAGONISMO
Esses compartilham a jornada. O duplo protagonismo é quando dois personagens tem o mesmo peso e relevância na trama, e seguem caminhos diferentes. Podem ser um antagonista do outro, ou seguirem caminhos opostos que não se colidem, mas que estejam conectados de alguma forma. Isso vale para mais de dois personagens nessa mesma condição também. É comum em histórias com vários núcleos com protagonistas espalhados.
Já o co-protagonismo são personagens que dividem a mesma jornada, sendo personagens diferentes, com personalidade, objetivos diferentes, mas por algum motivo precisam avançar juntos.
Exemplos de duplo protagonismo e co-protagonismo seria:
Light Yagami e L (Death Note) – Duplo protagonismo
Nesse caso, um é antagonista do outro. Sem caminhos diferentes, uma disputa entre eles é a base da trama. Mas ambos têm o mesmo peso na trama. O Light pode ter um pouco mais de peso por ser o responsável da história acontecer, mas é através do embate intelectual que a trama avança.
Wood e BuzzLightyear (Toy Story) – Co-protagonismo
O Wood e o Buzz são personagens bem diferentes, mas que se complementam. Seguem com seus objetivos, mas precisam cooperar para enfrentar os conflitos da história. São dois protagonistas seguindo o mesmo caminho.
MÚLTIPLOS PROTAGONISTAS ou HISTÓRIAS “SEM” PROTAGONISTA
Nesse tipo de trama, há um número grande de personagens principais com peso de protagonista, e por isso, muitos podem considerar como uma história sem protagonista. Todos têm a mesma relevância e papel na trama. Mesmo que se não estivessem presente, a história continuaria avançando, mas como estão presente, contribui para o desenvolvimento da narrativa ao ponto de ser difícil imaginar a história com menos um do grupo (em alguns casos).
Os exemplos mais fáceis de histórias assim são:
Vingadores
Liga da Justiça
Mesmo que um personagem sobressaia mais que outro durante a trama, cada um tem a sua função e importância, deixando tudo mais interessante.
Cada história combina com um tipo de protagonista. E todos podem ser muito interessante de explorar, basta caprichar na construção de cada personagem envolvido. O foco de toda história são as ações e reações dos personagens, em especial dos protagonistas. Tudo gira em volta deles e como eles lidam com os conflitos.
Um dos pontos mais importante para uma boa história são os personagens, e quanto melhor eles forem, maiores são as chances de ter uma boa trama.
“História são sobre personagens e suas ações.”
Pensar nessa interação entre eles, e como lidam não apenas com os conflitos, mas também com outros personagens com igual peso na trama, pode contribuir para desenvolver uma narrativa mais rica, com interações mais relevantes. Porque lidar com um personagem sem muita importância pode deixar tudo muito previsível, mas confrontar outro com peso, talvez igual, gera a sensação que qualquer coisa pode acontecer.
Mesmo personagens que carregam a trama podem se beneficiar a partir do momento que você entende para onde quer ir. Esse tipo de protagonista precisa ter características em sua personalidade mais interessante que a média. Suas ações precisam valer a pena acompanhar. Se tudo é sobre ele, ele precisa valer cada página da leitura.
Personagens que dividem de alguma forma o protagonismo não carrega esse peso, não da mesma forma, porque tem outros para suprirem suas falhas, mantendo a narrativa envolvente. Além de ficar mais fácil explorar outros pontos de vista, diferentes núcleos, deixando o ritmo da história mais fácil de controlar.
Não há um caminho melhor que outro, apenas o que faz mais sentido para cada história.
*******
Guilherme Orbe
Caso precise de uma ajuda extra para concluir seu livro posso te ajudar:
Curso: Escreva Seu Livro na Prática
Achei muito legal e maneiro, só quebrei na parte do indiana Jones tendo todo aquela teoria que ele seria inútil no filme 1 hahah
Baixei esses aplicativo só para ler as suas dicas ao longo do mês. AmOOOO demais suas dicas!